A maioria das pessoas não dão a devida importância aos faróis de seus veículos, o que é MUITO errado! Além de obrigatório, esse equipamento é muito importante, para ver e ser visto. Portanto, mantê-los em bom e pleno funcionamento, além de limpos, é uma tarefa que deve ser realizada por todos os condutores. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o motorista deve verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.
Com já dito, o farol é um acessório importante para você ser visto! Ele te ajuda a se comunicar no trânsito e sinalizar suas intenções. Todo condutor deve estar atento ao seu bom funcionamento, antes de sair às ruas ou pegar estrada. Já imaginou dirigir sob chuva ou em condições adversas (à noite) sem essas luzes? Mesmo durante o dia, o uso dos faróis baixo amplia a visibilidade, reduzindo os riscos. E você? Já checou os faróis do seu veículo? Sabe como utiliza-los? Veja abaixo algumas dicas:
LUZ BAIXA: Obrigatória na ausência da claridade solar, ou seja, no amanhecer ou no pôr-do-sol e durante o dia nas rodovias. Ele também pode ser usado em dias de chuva;
LUZ ALTA: Só pode ser usada em vias onde a iluminação é pouca/nenhuma ou quando não tem outros veículos trafegando a frente ou no sentido contrário. É preciso atenção para não atrapalhar a visão de outros motoristas.
LUZES DE ALERTA: Devem ser usadas em situações de emergência, imobilizações, paradas repentinas ou quando a sinalização exigir.
FARÓIS DE NEBLINA: Devem ser usados em situações de chuvas forte, neblina ou nuvens de pó.
#DICAEXTRA: Verifique sempre as luzes de ré e freio. Elas são fundamentais para “informar” o motorista que está atrás de você que seu carro está em movimento para trás ou freiando. A falta delas pode causar acidentes graves.
O que acontece se não usar corretamente? O CTB traz uma série de penalidades para quem faz mau uso das luzes, entre elas:
GRAVES: Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta perturbando a visão de outro condutor.
MÉDIAS: Transitar em rodovias com farol desligados durante o dia.
LEVES: Utilizar o facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública.
Mantenha seus faróis sempre em bom estado! Ele está amarelado? Veja um vídeo e descubra como limpar ele gastando praticamente nada!