Não há uma determinação específica, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre a idade limite para dirigir. O fato faz com que muitos indivíduos tenham dúvidas de até quando é seguro manter ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei, no entanto, institui que condutores com mais de 65 anos devem fazer exames médicos com maior frequência, renovando a CNH a cada três anos, com possibilidade de diminuição do intervalo.

Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

I – de aptidão física e mental;

  •       2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos,ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do

Em 2007, o Brasil tinha 17,4 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Em 2027 terá, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,9 milhões. Mais que o dobro. No entanto, políticas específicas com objetivo de melhorar a mobilidade daqueles que se enquadram nessa faixa etária não são colocadas em prática. Tampouco discutidas.

 

FIQUE ATENTO!

 

Não existe idade limite para dirigir, mas você pode ficar atento aos sinais apresentados pelos seus pais, tios e amigos. Se o motorista mais velho está infringindo as regras, pouco atento, não está enxergando ou ouvindo com clareza, vale a pena sugerir a realização de uma avaliação médica.

Além dos desgastes naturais, as doenças crônicas e remédios tomados com frequência devem ser considerados. Por isso, é importante que um familiar acompanhe o condutor no exame médico para relatar comportamentos anormais, sinais e sintomas que não seriam percebidos durante o rápido exame.

Leia Também

Comments are closed.