Comprar um carro novo exige muita paciência e, a compra, deve ser feita da forma mais racional.
Tenha em mente que é preciso levar em consideração muito mais do que apenas o visual do carro. Mais do que beleza, o valor do carro deve caber no seu bolso e ele deve se adequar às suas necessidades e atender a todas as suas expectativas.

Uma boa dica antes de comprar um carro novo é fazer uma lista de requisitos que seu futuro carro deve ter. Pontue questões como conforto, consumo, potência, valor do seguro, IPVA, marca, acessórios, custo de manutenção e preço. Siga as dicas abaixo para acertar na hora de realizar sua compra:

1. Considere sua capacidade de pagamento
Não assuma uma responsabilidade acima do que você pode! Estamos vivendo um período de instabilidade econômica, portanto quanto menos você puder comprometer a sua renda para comprar seu carro, melhor.

2. Contabilize todos os gastos que terá com o carro
Parcela + gasolina + IPVA + DPVAT (seguro obrigatório) + licenciamento +seguro privado + manutenções + estacionamentos + outros = os seus gastos com o seu carro. Um grande erro ao comprar um carro é considerar somente o valor da parcela e depois ficar endividado pois as contas não fecham.

3. Não escolha o modelo por impulso
Este provavelmente será o item em que você irá gastar mais tempo, afinal o mercado hoje oferece uma infinidade de modelos e possibilidades. Além disso, é importante que você tenha claro quais são os seus objetivos e demandas com o carro.
Avalie itens como:
– Será um carro para andar mais na cidade ou em estradas?
– Preciso carregar muitas ou poucas coisas, ou seja, preciso de um carro com porta-malas grande ou pequeno?
– Qual o custo de manutenção? As peças são fáceis de serem repostas?
– Ele tem uma desvalorização maior que o normal na revenda?
– Qual o consumo de combustível?
– Qual a potência do motor você precisa? A sua cidade é plana ou cheia de morros?
– Qual o valor da proteção veicular?

4. Contrate uma proteção
Infelizmente não conseguimos prever e evitar as eventualidades e por isto é muito importante que você contrate um seguro assim que comprar o primeiro carro. Diferente do seguro DPVAT, a proteção irá cobrir despesas de indenização de bens materiais causados por roubos, batidas ou fenômenos naturais, dentre vários outros. Neste post te contamos como escolher a melhor proteção veicular.

Há muitas maneiras de comprar um veículo hoje em dia. Várias concessionárias, anúncios na internet, etc. Pesquise muito antes de decidir e compare preços para no final não sair enganado!